Cora Coralina

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

Cora Coralina





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Meninas,faz alguns meses que descobri que tenho espondilite aquilosante. Pesquisando sobre o assunto descobri que ela é muito mais frequente em homens do que em mulheres. Tive muita dificuldade em achar sites que me dessem informações relevantes sobre a doença e mais ainda sobre o tratamento. Hoje encontrei um excelente site que me tirou todas as dúvidas. Faz um Mês que estou fazendo quimioterapia oral (metotrexato) e não tinha achado nenhuma referência a esse tipo de tratamento; já estava até com medo de que o médico me tivesse indicado o tratamento errado (rs,rs,rs,...). Por isso estou postando aqui a matéria que esclareu todas as dúvidas que eu ainda tinha.
Beijos no coração de todas vocês





Espondilite Anquilosante

Dr. Eduardo de Souza Meirelles


Tratamento

Como é o tratamento?
Como é o tratamento medicamentoso?
Existem outras alternativas para aliviar a dor?
A acupuntura pode ser utilizada no tratamento?
O paciente pode passar por um tratamento com radioterapia?
Como a cirurgia pode auxiliar no tratamento?
Qual é a importância dos exercícios?
Quais são os objetivos da fisioterapia?
Como o paciente deve agir durante o tratamento?
Quais são os cuidados que o paciente deve ter com a coluna?
Como deve ser o repouso?
A cama e o colchão do paciente devem ser adaptados?
Quais são os cuidados com a postura ao se sentar?
Coletes e cintas podem ajudar a manter a postura ereta?
A espondilite anquilosante pode prejudicar a vida profissional do paciente?
O que o paciente pode fazer no trabalho para prevenir a coluna "torta"?
Quais os cuidados que ele deve ter com a alimentação?
Que cuidados deve ter ao dirigir um automóvel?
O paciente pode praticar qualquer tipo de esporte?
A doença interfere na atividade sexual?
Existem riscos na gravidez de mulheres com espondilite?
Recomendações Finais


Como é o tratamento?

Não há cura para a espondilite anquilosante e, embora a doença tenda a ser menos ativa conforme a idade avança, o paciente deve estar consciente de que o tratamento deve durar para sempre. O tratamento objetiva o alívio dos sintomas e a melhora da mobilidade da coluna onde a mesma tenha diminuído, permitindo ao paciente ter uma vida social e profissional normal. O tratamento engloba o uso de medicamentos, fisioterapia, correção postural e exercícios, que deve ser adaptado a cada paciente.


Como é o tratamento medicamentoso?

Utilizam-se analgésicos para aliviar a dor e anti-inflamatórios. Existem várias substâncias capazes de reduzir ou eliminar a dor, que permitem ao paciente uma boa noite de sono e seguir um programa de exercícios. Alguns dos medicamentos mais novos são criados para serem efetivos durante a noite e durante a primeira parte do dia.

Os remédios podem ser paliativos como os analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares, ou então modificadores da evolução da doença ou indutores de remissão da doença, como a sulfasalazina e o metotrexato.

Passada a fase aguda da doença, a maioria dos pacientes não necessita de remédios, uma vez que façam parte de um programa regular de exercícios. Os remédios são necessários esporadicamente, apenas quando os sintomas reaparecem apesar da terapia de exercícios.

Para outros pacientes, pode ser necessário um tratamento contínuo com doses reduzidas (manutenção) de medicamentos.


Existem outras alternativas para aliviar a dor?

O paciente pode utilizar o calor que, em todas as suas variadas formas, ajudará no alívio da dor e rigidez. Um banho quente após o descanso, uma bolsa de água quente ou um cobertor elétrico podem ser suficientes. Não é necessário utilizar lâmpadas especiais.


A acupuntura pode ser utilizada no tratamento?

Embora até o momento não haja provas de que a acupuntura, ou qualquer outro tratamento paramédico, sejam efetivos no tratamento da doença, existem evidências de que a acupuntura, desde que realizada por profissional habilitado, apresenta bons resultados no alívio da dor crônica. Não se engane submetendo-se a tratamentos dispendiosos que não tenham sido comprovados cientificamente. Para pacientes com pescoço rígido, a manipulação pode ser perigosa.


O paciente pode passar por um tratamento com radioterapia?

O tratamento por radioterapia já foi comum em casos de espondilite anquilosante, sendo, sem dúvida, eficaz, especialmente no controle da dor. Ele é raramente utilizado hoje em dia, devido à indiscutível correlação entre seu uso e o crescente risco de câncer e leucemia (mesmo sendo este risco pequeno). Atualmente, a maioria dos reumatologistas utilizam essa forma de terapia apenas em circunstâncias excepcionais, no tratamento de dores intensas e crônicas do calcanhar, não responsivas ao tratamento com remédios.


Como a cirurgia pode auxiliar no tratamento?

É utilizada com maior freqüência para restaurar os movimentos de juntas do quadril danificadas (artroplastia) e, raramente, para posicionar corretamente as costas ou o pescoço daqueles que se tornaram tão afetados pela doença a ponto de não conseguirem olhar para frente, tendo dificuldades até para atravessar uma rua.


Qual é a importância dos exercícios?

O propósito dos exercícios é conscientizá-lo de sua postura, especialmente com relação às suas costas, e encorajar o movimento livre de algumas juntas, particularmente ombros e quadris. É importante fortalecer os músculos, pois o movimento reduzido, mesmo por um curto período de tempo, os enfraquece, podendo levar muito tempo para reconstruí-los.


Quais são os objetivos da fisioterapia?

Provavelmente, em algum momento, o paciente receberá tratamento de algum fisioterapeuta. Ele deve aprender uma rotina de exercícios que poderá praticar todos os dias. Os exercícios são indicados com base nas necessidades individuais de cada um. O paciente deve ir a um departamento de fisioterapia durante uma ou duas sessões para aprender os exercícios. Contudo, o fisioterapeuta não fará seu tratamento sem receita ou carta de um médico, que dever ser consultado em primeiro lugar.


Como o paciente deve agir durante o tratamento?

Como parte do tratamento da espondilite anquilosante, é importante que ele cuide de sua saúde e postura. Isso inclui evitar o excesso de peso e de cansaço por longos períodos de trabalho ou por excesso de compromissos.

O lema para o tratamento, o qual cada paciente deveria aprender e obedecer, é: É FUNÇÃO DO MÉDICO ALIVIAR A DOR E É FUNÇÃO DO PACIENTE PRATICAR EXERCÍCIOS E MANTER BOA POSTURA.

Os princípios de tratamento são:

Tomar cuidado com a saúde geral e prestar atenção à dieta;
Insistir nos exercícios que visem a manutenção da postura e mobilidade das juntas afetadas pela doença. A postura, portanto, é extremamente importante quando estiver no trabalho, se divertindo ou dormindo;
Consultar o médico se necessitar de alívio para a dor ou controle medicamentoso para a fase aguda da doença;
Não temer os medicamentos para controlar a dor. Uma vez controlada, é possível aplicar um programa regular de exercícios, os quais controlarão, por si só, a dor, fazendo com que os remédios se tornem menos necessários;
Cooperar com o médico, fazendo avaliações periódicas de sua saúde geral.


Quais são os cuidados que o paciente deve ter com a coluna?

Deitar-se de bruços em uma superfície firme por cerca de 20 minutos a cada manhã ou começo de noite.
Repetir os exercícios de respiração profunda em intervalos freqüentes durante o dia.
Tomar cuidado com sua postura - corrigindo-a constantemente, não somente durante os exercícios mas também enquanto sentado, em pé ou andando.
Fazer alguns dos exercícios todos os dias.


Como deve ser o repouso?

Se a espondilite anquilosante estiver muito ativa e a rigidez bastante problemática, podem ser necessários um descanso temporário do trabalho ou uma estadia em um hospital. Isso não significa permanecer imóvel, pois isto poderia acelerar a rigidez da coluna. Deve-se praticar exercícios para as costas, tórax e membros, para mantê-los maleáveis.

Quando deitado na cama, é importante que o paciente se mantenha em posição perfeitamente horizontal, deitado de costas e, também, algumas vezes, deve deitar-se de bruços. O ideal é deitar de bruços por 20 minutos antes de levantar pela manhã e 20 minutos antes de dormir à noite.

A princípio, é possível que ele não tolere mais que 5 minutos de cada vez ou necessite de um travesseiro sob o tórax, mas, com a prática, conforme a coluna relaxa, torna-se mais fácil. Se isso se tornar um hábito, auxiliará para evitar que suas costas se encurvem. Embora deitar de bruços possa não ser prático, algum tempo dedicado a isto é melhor do que nada.



A cama e o colchão do paciente devem ser adaptados?

Deve ser firme e sem depressões. Se o colchão estiver deformado, o paciente pode utilizar uma tábua adequada entre o colchão e o estrado da cama. Uma folha de compensado de 70 x 150 x 1 cm é o ideal. É mais confortável deitar-se dessa forma do que em uma cama muito flexível. Posteriormente, quando a fase ativa dolorosa da espondilite anquilosante tiver passado, é importante manter a cama rígida, evitando qualquer tendência de curvatura da coluna. Se o paciente estiver viajando ou em um hotel, pode colocar o colchão no chão e dormir sobre ele.



Quais são os cuidados com a postura ao se sentar?

Como a espondilite anquilosante, quando não tratada, causa flexão contínua ou fixa da coluna (o paciente se torna cada vez mais imóvel), deve-se permanecer o mais ereto possível. É muito improvável que a coluna se enrijeça totalmente mas, caso aconteça, o paciente deve fazer o possível para que a mesma permaneça reta.

Muitos pacientes acham que cadeiras altas com assento firme e encosto reto, embora menos confortável, são melhores para a postura da coluna. O assento da cadeira não deve ser muito longo, entre o encosto e a ponta, pois a pessoa terá dificuldades em posicionar a coluna lombar na base do fundo da cadeira. O paciente não deve permanecer muito tempo sentado em cadeiras baixas e macias, pois isso resulta em má postura e dor excessiva.



Coletes e cintas podem ajudar a manter a postura ereta?

Eles não têm, em geral, nenhum valor, podendo até piorar a espondilite anquilosante. É melhor desenvolver seus próprios músculos e permanecer em postura ereta por meios naturais. Ocasionalmente, algum tipo de cinta pode sernecessária, por exemplo, após uma lesão nas costas. Porém, essa decisão deve ser tomada por um médico experiente no tratamento da doença.


A espondilite anquilosante pode prejudicar a vida profissional do paciente?

A experiência indica que pacientes com espondilite anquilosante são capazes de executar muitos tipos de trabalho, sejam intelectuais, semi-qualificados ou braçais, embora os trabalhos intelectuais sejam os de maior adaptação.

Existem exemplos de pacientes executando funções fisicamente estressantes, incluindo-se carpinteiros e operários de construção.

Um emprego que exija que o paciente alterne entre sentar-se, andar e permanecer em pé é ideal. O trabalho mais inadequado é aquele em que ele precisa se encurvar ou agachar-se sob uma bancada por horas seguidas.

Há pacientes com sucesso em carreiras profissionais de destaque. Com exceção de alguns casos especiais, a espondilite anquilosante não deve trazer dificuldades na obtenção de seguros de vida ou financiamentos para aquisição de imóveis.



O que o paciente pode fazer no trabalho para prevenir a coluna "torta"?

Postura: prestar atenção especial à posição das costas quando estiver trabalhando, de modo que não precise se encurvar. Se sentar em uma cadeira ou banco, certificar-se que o assento esteja na altura apropriada e não permaneça na mesma posição por muito tempo, sem mover suas costas.
Diminuir atividades: se ele tiver um trabalho pesado ou estafante, não deve se engajar em outras atividades em casa ou em outro lugar até que tenha descansado e, se necessário, deitado por algum tempo.
Repouso: também pode ser de grande auxílio, deitar-se por 20 minutos ao meio-dia e, dentro desse intervalo, permanecer alguns minutos deitado de bruços.
Procurar ajuda: se o trabalho é totalmente inadequado, envolvendo muita tensão nas costas ou exigindo que se curve, relatar isso a seu médico. Ele é capaz de aconselhá-lo a adaptar-se ao trabalho, envolvendo até mudanças de atividade. Alguns pacientes com espondilite anquilosante obtiveram êxito explicando suas necessidades a seus patrões e médicos.


Quais os cuidados que ele deve ter com a alimentação?

Quando a espondilite anquilosante está ativa, toda a saúde padece; o paciente perde peso, fica anormalmente cansado, deprimido ou anêmico. Nessas épocas, precisará de descanso extra e de uma dieta nutritiva. Uma boa dieta, nesse caso, contém duas porções de proteína alimentar ao dia - carne ou peixe. Frutas e vegetais são fontes de vitaminas e meio litro de leite por dia fornecerá o suplemento de cálcio necessário. Se necessário, o médico pode indicar comprimidos contendo ferro para combater a anemia.


Que cuidados deve ter ao dirigir um automóvel?

Se tiver de dirigir durante muito tempo, é importante parar por cerca de 5 minutos e sair do carro para se espreguiçar. A dor e rigidez podem distrair sua atenção, a qual é vital para sua segurança.

Muitos pacientes com rigidez do pescoço e de outras partes da coluna têm dificuldades em estacionar em marcha-ré, seja em vagas comuns ou garagens. É possível utilizar ou adaptar espelhos especiais para auxiliar o motorista. É importante que se pratique, utilizando a nova técnica, em uma grande área aberta com alguns obstáculos leves de madeira, os quais funcionariam como marcadores (um pedaço de cabo de vassoura fixado no solo pode ser útil para este propósito).

Apoios para a cabeça são aconselháveis para impedir lesões no pescoço devido à desaceleração repentina. O pescoço enrijecido de um paciente com espondilite anquilosante, é lesionado mais facilmente do que um pescoço normal. Um emblema de motorista deficiente pode ser apropriado se o paciente não puder caminhar muito rapidamente, o que é raro em casos de espondilite anquilosante.



O paciente pode praticar qualquer tipo de esporte?

Muitos pacientes perguntam quais atividades esportivas são apropriadas para eles. A atividade ideal é a natação, de preferência em piscina aquecida, pois utiliza todos os músculos e juntas sem friccioná-los. O nado regular é algo que toda a família pode fazer.

Alguns pacientes jovens gostam de correr em campos, de jogar tênis ou andar a cavalo. Esportes de contato não são indicados pois as juntas podem ser danificadas. Andar de bicicleta também é uma forma de exercício bastante benéfica, pois mantém as juntas ativas, dando maior força às pernas. Além disso, é um bom exercício de respiração e auxilia na expansibilidade do tórax, por vezes diminuída pela espondilite..



A doença interfere na atividade sexual?

Geralmente, a espondilite anquilosante não interfere na atividade sexual, a não ser que o quadril seja afetado, caso em que a moderna operação denominada artroplastia do quadril, se faz consideravelmente útil na liberação dos movimentos.


Existem riscos na gravidez de mulheres com espondilite?

A gravidez em mulheres com espondilite anquilosante não traz danos para a mãe ou o bebê, mas diferentemente de outras formas de reumatismo, a espondilite não melhora durante este período. Os bebês geralmente nascem da forma normal mas, eventualmente, é necessária uma cesariana caso as juntas do quadril se tornem muito rígidas.


Recomendações finais:

Pode haver alguma restrição do movimento das juntas afetadas mas, com o tratamento adequado e exercícios desde o início, a incapacidade se mantém branda. Além disso, as juntas do quadril não devem se enrijecer em posição flexionada.

Nem todos os pacientes que sofrem da doença retornam ao normal, mesmo quando exercícios são feitos, porém sérias deformidades podem ser prevenidas.

Lembre-se sempre de consultar o seu médico sobre a sua espondilite, pois ela se manifesta de forma muito diferente entre os seus portadores. Ele será de fundamental importância na prescrição dos seus medicamentos, na orientação dos seus exercícios e da sua fisioterapia e no seu aconselhamento geral, fundamentais para melhorar a sua espondilite e a sua auto-estima.

Fonte: http://emedix.uol.com.br/doe/reu001_1i_espondilite.php#texto1

terça-feira, 6 de julho de 2010

Meninas, mais um super sorteio para vocês. Boa Sorte!!!!

http://europeanbrecho.blogspot.com/2010/07/sorteio-no-european-brecho-perfumes.html

Sorteio

Meninas, tem sorteio no: http://meumundinhomakeup.blogspot.com/2010/07/5-sorteio-do-blog.html. Não percam.
Beijos