Cora Coralina

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

Cora Coralina





quinta-feira, 1 de abril de 2010

Receitas para a Páscoa

Bacalhau com mandioca:

Ingredientes
1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado;
3 dentes de alho amassados
2 cebolas picadas;
2 tomates picados em cubos;
1/2 xícara de chá de coentro picado;
1/2 xícara de chá de cebolinha picada;
1 xícara de pimentão vermelho picado em tiras;
1 xícara de chá de pimentão verde picado em tiras;
4 xícaras de chá de leite;
1 vidro de leite de coco (200ml);
500g de mandioca cozida e cortada em cubos;
100g de azeitonas pretas picadas;
1 xícara de chá de azeite;
150g de queijo fresco picado em cubos pequenos;
1 copo de requeijão cremoso


Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o azeite, acrescente as cebolas, os alhos e refogue ligeiramente.
Acrescente os tomates, o bacalhau, o coentro, a cebolinha, os pimentões e o leite.
Mexa e cozinhe por 30 minutos.
Adicione o leite de coco e a mandioca.
Deixe ferver por 15 minutos.
Deixe formar um caldo grosso.
Retire do fogo e despeje numa assadeira grande.
Acrescente o requeijão delicadamente, depois as azeitonas picadas e o queijo fresco
Sirva à seguir.

Fonte: http://www.almanaqueculinario.com.br/receita/peixes-e-frutos-do-mar/bacalhau-com-mandioca-6273.html

Bolo de chocolate molhadinho

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo2 xícaras de açúcar1 xícara de leite6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó1 colher de sopa de fermento em pó6 ovos

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bate novamente, coloque o açúcar e bata outra vez
Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente
Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio
Enquanto o bolo assa faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver
Jogue quente sobre o bolo já assado
É só saborear

Fonte:http://tudogostoso.uol.com.br/receita/951-bolo-de-chocolate-molhadinho.html

Feliz Páscoa

Quero desejar a todas uma feliz e maravilhosa Páscoa e um feriado recheado de amor e alegria. Que a segunda feira as encontre com nova energia.
Beijos

Ganhei esse selinho da amiga Thaíza

Quero dividi-lo com todas as minhas amigas. Podem pegar.
Beijos



Passem para conhecer o blog da Thaíza que é show!

http://reciclandoconsciencia.blogspot.com/

terça-feira, 30 de março de 2010

Vamos cuidar do nosso sono

19 de março: dia mundial do sono
Dormir é fundamental
Conheça 15 motivos que fazem do sono um aliado para você ter uma pele de pêssego e um organismo saudável



Por Patricia Boccia


Não há como quantificar um sono saudável. O que se sabe é que quando ficamos mais devagar durante o dia é indício de que descansamos pouco. Para saber a quantas anda a qualidade da sua noite, preste atenção em como seu cotidiano se desenvolve - se consegue realizar as tarefas sem dificuldade de concentração e com agilidade de raciocínio. Os especialistas dizem que um adulto jovem necessita de oito horas de repouso. No entanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que se sentem bem com um tempo menor e outras que precisam de muito mais (até dez horas!). Aqueles que relaxam apenas cinco ou seis horas devem ficar atentos aos sinais de irritação, sonolência, mau humor, falta de atenção e redução da capacidade de decisão. Se essas situações acontecerem é prova de que a dose de sono está sendo insuficiente. Já quem dorme mais de oito horas tem de observar se esse longo período na cama não atrapalha o sossego da próxima noite, ou seja, se não faz você ir deitar muito tarde, o que desequilibra o organismo. Agora, saiba o que uma noite bem dormida pode fazer por sua beleza e saúde.


1
Jovem por mais tempo


Quando adormecemos, o cérebro envia um comando para que a glândula hipófise produza vários hormônios. Um dos mais importantes é o GH, do crescimento. "Na infância ele age no desenvolvimento, mas na fase adulta a sua principal função é a renovação celular dos órgãos, inclusive a da pele, o que desencadeia um rejuvenescimento natural", explica a neuropediatra Márcia Pradella Hallinan (SP).



2
Pele limpa e livre de acne


Uma noite tranquila equilibra a produção de cortisol - hormônio que faz as glândulas sebáceas trabalharem em níveis normais. "Se essa substância se mantém controlada, a derme gera menos oleosidade e, consequentemente, há menos risco de surgirem cravos e espinhas", diz a dermatologista Lígia Kogos (SP).



3
Diabetes passando longe


Não dormir direito inibe a produção de insulina - hormônio que equilibra os níveis de glicose no sangue - e eleva a quantidade de cortisol, que descompensa a glicemia. O efeito é mais açúcar e mais chances de desenvolver a doença. Pesquisa feita pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, demonstrou que quem dormiu apenas quatro horas por noite numa semana teve níveis glicêmicos parecidos aos dos diabéticos.


Só vá para a cama quando sentir sono - isso evita a ansiedade provocada por não conseguir dormir


4
Estrutura muscular tonificada


Durante o período de descanso a produção acelerada do hormônio do crescimento regenera possíveis microlesões das fibras musculares, que podem ser ocasionadas por exercícios físicos. Além disso, tonifica os músculos, melhorando sua definição e potencializando os resultados da malhação.



5
Apetite sob controle


A leptina, hormônio que controla a saciedade, é fabricada no repouso. Pessoas que não descansan direito a produzem em menor quantidade. Resultado: uma fome desenfreada de dia. "Dá para compensar a comilança se dormir bem depois, já que o hormônio do crescimento, que aumenta com o sono, queima gordura", esclarece a endocrinologista Regeane Trabulsi (SP).



6
Trabalhos mais bem realizados


Exames médicos de mapeamento cerebral mostram que um jovem que não dorme bem rende menos na execução de tarefas. Tudo por causa da queda no consumo de energia das regiões frontais do intelecto - área que responde por planejar e realizar atividades.



7
Coordenação motora superafinada


Repousar pouco interfere na velocidade dos reflexos. Já imaginou fazer aquela aula de step com os movimentos desordenados? "O corpo trabalha como se estivesse em câmera lenta", revela Luciano Ribeiro Pinto, neurologista do Instituto do Sono da Universidade de São Paulo.



8
Criatividade para dar e vender


Recente pesquisa publicada na revista científica americana Nature analisou 66 voluntários entre 20 e 30 anos. Todos foram submetidos a um teste matemático de soma e subtração com regras que eles desconheciam. Metade dos pesquisados fez o exame de manhã, depois de dormir oito horas, e o restante concluiu somente no final da tarde. O resultado foi surpreendente: 80% dos que se apresentaram descansados conseguiram êxito, mostrando excelentes soluções e visível rapidez.



9
Memória a toda prova


O sono é fundamental para uma boa memória e para o aprendizado de um modo geral. Ao longo do dia recebemos centenas de referências e armazenamos tudo em um compartimento do cérebro chamado hipocampo. "Os dados ficam guardados provisoriamente", afirma Flávio Alóe, neurologista do Centro de Sono do Hospital das Clínicas (SP). Quando dormimos, todo o "material" que fez parte de novos aprendizados é transferido para uma outra região - o lobo frontal. Lá é arquivado para ser lembrado somente quando for necessário. Com as pessoas que descansam pouco as informações não são fixadas na memória e, por mais que elas recebam novas mensagens, não conseguem guardá-las.


Dispense alimentos pesados no jantar: o estômago cheio dificulta o relaxamento e um repouso tranquilo


10
Bem estar em dia e garantido


Quando dormimos desaceleramos a utilização de diversos neurotransmissores do sistema nervoso, como a serotonina e a dopamina. Essas substâncias são responsáveis pelo equilíbrio emocional, que gera satisfação física e mental - e necessitam desse tempo de "recarregamento". Por isso que quem não repousa muito já levanta da cama irritado e mal-humorado, com o pé esquerdo.



11
Estado de atenção em alerta


Um estudo realizado pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, analisou pessoas que estavam sem dormir por mais de 19 horas. Todas se submeteram a exames de atenção e constatou-se que cometiam os mesmos erros que aquelas com até 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque! Ou seja, ficou comprovado que o cansaço diminuiu totalmente o poder de concentração.



12
Rosto com saúde


O excesso de hormônio cortisol, desencadeado pela falta de descanso, torna-se um perigo para os vasos sanguíneos, pois para se proteger do fluxo dessa substância eles acabam se contraindo e elevando a pressão arterial. Esse mecanismo chamado vasoconstrição se reflete na face, que fica aparentemente abatida, deixando evidente que você passou a noite em claro. Além disso, é durante o sono que o corpo aproveita para fazer uma higiene interna e se livrar de toxinas (impurezas que são absorvidas no decorrer do dia juntamente com a poluição e a alimentação).



13
Ossos muito fortes


Cerca de 80% do hormônio do crescimento é originado quando dormimos profundamente. Nos adultos, esse montante beneficia diretamente os ossos. É que a fabricação de osteoblastos (as principais células que formam a estrutura óssea) se intensifica.



14
Estresse bem a distância


A alteração hormonal do cortisol, provocada pela falta adequada de repouso, dá a sensação de estar vivendo sob alta tensão. O problema é que o prejuízo vem a longo prazo: predisposição a doenças e maior desgaste emocional. Em compensação, o sono dos justos serve para reduzir as doses excessivas desse hormônio e combater a ansiedade e o estresse.



15
Resistência contra gripe e cia.


Quando adormecemos, o corpo produz uma intensa quantidade de anticorpos que protegem contra infecções e enfermidades. Se você fecha os olhos por um curto período de tempo ou acorda várias vezes, interrompendo o ciclo normal do repouso, acaba impedindo a atuação dos glóbulos brancos responsáveis pela imunidade. Em estudos feitos com grupos de pessoas portadoras do vírus do herpes, foi constatado que a noite maldormida detona o problema, pois a lesão teima em aparecer quando a imunidade baixa a guarda.


Fonte: Revista Corpo a Corpo
http://corpoacorpo.uol.com.br/nutricao-saude/noticias/artigo164533-1.asp

Colunista - Lucia Mandel -

Você só tem a ganhar com o check up de suas pintas
terça-feira, 16 de março de 2010 | 15:01




É simples: você tira a roupa e, em poucos minutos, o dermatologista avalia uma a uma as pintas do seu corpo. A maior parte é conferida a olho nu. Outras podem precisar de lupa especial, que diferencia pintas normais de pintas cancerosas. Se houver pinta suspeita, ela é removida e enviada ao patologista.
Esse exame é simples e importantíssimo porque pode salvar sua vida: o melanoma, o mais agressivo dos cânceres de pele, é curável se detectado nos estágios iniciais.

Faça o check up uma vez por ano

Quando o melanoma é detectado no começo, a taxa de cura é próxima a 100%. Com o tempo, ele se desenvolve e pode se espalhar para outros órgãos. É triste quando uma pessoa descobre um melanoma avançado: a mesma doença que podia ter sido curada, agora provavelmente custará a vida.

Dois estudos científicos publicados recentemente comprovam que, quando o dermatologista confere rotineiramente as pintas de seus pacientes, acaba descobrindo melanomas iniciais. Por isso, mesmo que você nem imagine ter uma pinta suspeita, mesmo que garanta que nenhuma pinta se modificou ao longo do tempo - ou mesmo quando tudo o que espera do dermatologista é uma caprichada no Botox - o exame dermatológico é fundamental.

Grupo de risco

Todo mundo corre risco de ter melanoma, basta estar vivo. Mas existem pessoas mais suscetíveis. Quem passou dos 50 e tem pele clara, quem costuma se queimar ao sol e ficar vermelho e quem já teve queimaduras solares com bolhas está no grupo de risco. Também está quem tem mais de 50 pintas pelo corpo. Ou quem tem na família alguém que já teve melanoma. O risco é maior se o parente for próximo, como mãe, pai ou irmão. Esportistas que passam muito tempo ao ar livre também entram no grupo de risco, e adeptos do bronzeamento artificial idem.

Se você se encaixou no grupo de risco, marque uma consulta com um dermatologista e faça um check up de suas pintas. Se você já vai ao dermatologista para cuidar de assuntos de beleza ou mesmo para olhar uma unha com micose, peça a ele que aproveite e olhe também suas pintas. Porque a detecção precoce é a melhor arma contra o câncer de pele.

Fonte: revista veja

Ganhei esse selinho da minha amiga Van e quero dividi -lo com minhas outras amigas

Resolvi fazer esse blog para aprender um pouco mais sobre artesanato e sobre pessoas.


As regras:

1-Exibir o selo.
2-Avisar os premiados.
3-Linkar o blog que concedeu o selo.
4-Dizer porque resolveu montar um blog.
5-Premiar 5 blogs com esse selinho.


Leia mais: http://vancriskarteira.blogspot.com/#ixzz0jemmeOIH

segunda-feira, 29 de março de 2010

Alphonsus de Guimaraens

Alphonsus de Guimaraens

Ismália


Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava longe do céu...
Estava longe do mar...

E como um anjo pendeu
As asas para voar. . .
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma, subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...

Cecília Meireles

Cecília Meireles

Retrato


Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.


Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.


Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
— Em que espelho ficou perdida
a minha face?


Cecília Meireles


Motivo


Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.


Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.


Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.


Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.